Será que nós sabemos o perfil dos nossos compradores?

canstockphoto18989834 (2)

Quando pensamos em começar a delinear a nossa estratégia de marketing para o próximo período, uma das questões que devemos sempre levar em consideração é o público com quem queremos falar e a maneira como vamos falar para aquele público.

No marketing tradicional, notamos isto muito facilmente quando assistimos aos comerciais na televisão. Conseguimos facilmente distinguir o público-alvo de um determinado produto através da linguagem que é utilizada: se destina-se a homens jovens, de meia idade ou já mais velhos, ou a jovens mulheres, de meia idade ou mais velhas. Dentro do público feminino, há ainda o público de quem tem crianças, filhos adolescentes etc.

No marketing digital não é diferente. É fundamental que saibamos onde estão os nossos compradores e o que eles estão buscando. Qual o perfil do nosso mercado e como ele reage ao mundo virtual. Para logo, vamos começar por conhecer o perfil do consumidor português, de uma forma mais geral.

De acordo com o website do Jornal de Negócios, os consumidores portugueses estão passando por algumas transformações, quais sejam:

  • Ao contrário do que acontecia há uns anos, hoje em dia a maioria dos consumidores portugueses tem formação superior.” Os consumidores portugueses possuem um nível de formação maior que no passado e, por isso, também acabam entendendo mais e melhor acerca de seus direitos enquanto consumidores;
  • O intervalo de faixa etária dos consumidores está aumentando. Isso porque cada vez mais os jovens têm acesso à tecnologia e autonomia para fazer suas compras online e, ainda, os idosos, que estão cada vez mais inteirados com o mundo digital;
  • Por os consumidores estarem mais informados, o nível de exigência da informação está cada vez maior. Não basta explicar o que o nosso produto ou serviço faz, é preciso educar, dar os pormenores acerca da nossa empresa, para que as informações ajudem os consumidores no processo de decisão de compra;
  • Além disso, o consumidor português escolhe o seu produto ou serviço levando em consideração o preço, e não vincula-se tanto a marca. Isto porque o mercado está cada vez mais competitivo e, tirando algumas excepções, quase não se vê diferença entre marcas. O pormenor da escolhe do consumidor é basicamente o preço, a qualidade e rapidez da entrega, garantia e atendimento ao cliente. Desta forma, temos de demonstrar tudo o que a nossa empresa pode oferecer para deixar os nossos clientes satisfeitos.

Tendo este “mapa geral” dos consumidores, o desafio é, então, traçarmos o nosso mapa específico e, daí, partir para a nossa estratégia de marketing digital!

Para saber mais sobre Estudos e Estatísticas e outros assuntos, visite o nosso Blog.


Beatriz Albuquerque

No mundo de hoje, sabemos que uma empresa não pode pensar o seu negócio sem pensar em uma boa estratégia de Marketing Digital, independentemente de para o quê ela será dirigida: visitas ao Website, conversões, e-commerce ou, ainda, treinamento especializado e personalizado às equipes de vendas e/ou de marketing. A WSI é uma empresa reconhecida internacionalmente, presente em mais de 85 países, que tem como missão criar as soluções ideais em Marketing Digital a cada um de seus clientes. Para cumprir a nossa missão, nos especializamos em cada tendência do mundo do Marketing Digital, tendo, portanto, uma equipe preparada para entender e alcançar os objetivos de cada empresa.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089