Rotina no Social Selling

canstockphoto12398732

Como já ando neste mundo do marketing e das vendas há alguns anos, tenho tido oportunidade (e vontade) de aprender algumas coisas sobre esses temas. Entre formações presenciais, formações online, webinars, livros, whitepapers e outras fontes de informação diversas, já me cruzei com dezenas de modelos e programas de vendas.

Mudam as ferramentas, mudam as teorias, mudam as tácticas, mas há 3 características que não mudam entre os diversos modelos/teorias de vendas que conheço (SPIN Selling, Sandler, Consulting Sales, ABC, entre muitos outros que agora não me recordo):

  1. Todos incluem pelo menos 4 fases no processo de venda – Prospecção, Proposta, Venda e Pós-Venda;
  2. Todos afirma que funcionam e prometem sucesso a quem os siga;
  3. Todos obrigam os vendedores / comerciais / consultores / business developers, o que quisermos chamar a quem tem de desenvolver negócio para as suas empresas, a seguirem uma rotina.

Hoje creio que todos os programas de vendas são bons e que todos funcionam se forem seguidos, se a rotina for seguida. Na realidade, partindo do pressuposto que há mercado e que temos um bom produto ou serviço a um preço justo, vender não devia de ser difícil. Basta que se faça prospecção, que se criem relações de confiança com os potenciais clientes, que se façam propostas com valor para esses potenciais clientes, que se fechem negócios e, finalmente, que se mantenha uma boa relação no pós-venda para assegurar vendas futuras e/ou referências através de clientes satisfeitos. Simples!

Podemos discutir quais as melhores ferramentas e técnicas para fazer prospecção, podemos crer que cada mercado é diferente do outro, podemos acreditar que este ou aquele modelo para apresentar a proposta funciona melhor, mas no final todos funcionam se forem aplicados rotineiramente. Passo a passo, dia após dia, semana após semana, mês após mês.

Será este o verdadeiro segredo dos vendedores de sucesso, uma rotina que não se interrompe por motivo algum? Acreditando que sim, todos podemos ser excelentes vendedores – basta escolhermos o modelo de vendas cujas técnicas e tácticas melhor se aplicam ao nosso mercado e maneira de ser/estar e seguir a rotina sugerida!

Também o Social Selling tem uma rotina sugerida, que ao ser seguida aumenta exponencialmente os resultados que quem a aplica. Porque não basta saber que é possível encontrar Compradores no LinkedIn, há que o fazer e tentar iniciar uma relação com eles; porque não basta saber que o Hootsuite facilita a “escuta” do que se passa nas redes sociais, há que lá ir todos os dias ouvir o que se diz e escreve, entre muitos outros exemplos. Em resumo, há que agir para ter sucesso. Rotineiramente!

Sugiro que espreitem a Rotina de Social Selling sugerida por nós na WSI. É a melhor rotina de Social Selling possível? Não sei, mas sei que seguindo-a os resultados aparecem – eu tenho esses resultados para apresentar!

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089