Quando a quantidade de leads é um desafio

Há dias um dos nossos clientes confidenciou-me que estava com alguma dificuldade em dar uma resposta adequada a todas as leads angariadas através das nossas campanhas de publicidade na internet.

O cliente tinha o seu processo inicial de seguimento e acompanhamento de cada lead bem definido, mas isso funcionava bem quando recebia 1 ou 2 leads por dia. O processo era:

  • 1º eMail enviado poucas horas após a angariação da lead através do formulário web do seu website;
  • Telefonema para todas as leads que deixam número de contacto até 3 dias após angariação da lead;
  • 2º eMail enviado 7 dias após envio do 1º eMail;
  • 3º eMail enviado 30 dias após envio do 2º eMail.

E claro, se em algum momento a lead se mostrasse mais pronta para avançar com proposta/compra deixaria de receber os eMails de nurturing seguintes.

Quando passou a receber 5, 10 ou mesmo 15 leads por dia o processo, que era todo manual, tornou-se um desafio. Aliás, três desafios:

  • O cliente deixou de ter tempo para responder em tempo útil a todas as leads;
  • Os 2º e 3º eMails começaram a não ser enviados por falta de tempo (havia que garantir pelo menos o envio do 1º eMail);
  • A quantidade de leads acumulada começou a ser significativa e, naturalmente, só algumas compravam no curto prazo. Impunha-se a questão: como nutrir todas as outras leads para que mais algumas se tornem clientes no médio e longo prazo? Como rentabilizar ainda mais o investimento feito nas campanhas de publicidade na internet?

Apresentamos-lhe uma solução de Marketing Automation baseada na plataforma Sharpspring. Sabendo que existe potencial para muito mais, no curto prazo resolvemos os desafios do nosso cliente:

  • As leads angariadas passaram a ser registadas automaticamente no CRM do cliente;
  • Automaticamente, sem que o cliente precise de fazer nada, 1 hora depois da lead submeter o seu pedido de contacto, sai o 1º eMail totalmente personalizado;
  • Automaticamente, sem que o cliente precise de fazer nada, 7 dias depois do envio do 1º eMail, sai o 2º eMail totalmente personalizado;
  • Automaticamente, sem que o cliente precise de fazer nada, 30 dias depois do envio do 2º eMail, sai o 3º eMail totalmente personalizado;
  • Em qualquer momento o cliente pode interromper o ciclo de envios, por exemplo, se durante o telefonema conseguir mover a leads para um estágio de compra;
  • Quando qualquer lead registada no CRM volta a visitar o website do nosso cliente, este recebe uma notificação com essa informação.

Com esta solução o cliente não só poupou algum do seu tempo como garante que o processo de seguimento e acompanhamento das lead é feito sempre da mesma forma e independentemente da disponibilidade de tempo do cliente ou de alguém da sua equipa.

Este é também um desafio na sua empresa? Quer saber mais sobre como o Marketing Automation pode ajudar a sua empresa a gerar mais leads, converter mais leads e a optimizar o seu investimento?

Fale comigo.

Tags:

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089