A própria empresa é a chave do sucesso de qualquer actividade de marketing digital

O recurso “tempo” será talvez o bem mais precioso de qualquer empresário ou executivo de marketing de sucesso, pelo que, naturalmente, depositam nos seus fornecedores grandes expectativas no que diz respeito à poupança que podem obter nesse recurso. Isto é verdade também quando contratam uma Agência de Marketing Digital.

Este facto faz com que, por vezes, após a adjudicação do serviço, e esperando que o fornecedor faça o seu trabalho, seja difícil encaixar mais um projecto numa agenda já de si muito preenchida. Resultado – o calendário do projecto vai derrapar e/ou a sua constante optimização não será totalmente feita.

O meu ponto aqui é o de que, por muito bom que seja o Consultor de Marketing Digital, por muito boa que seja a Agência de Marketing Digital, qualquer actividade só resultará em pleno quando existe um forte e total envolvimento da empresa na sua concepção, implementação e análise de resultados. Eis dois exemplos:

Uma empresa decide criar um novo web site. Adjudica o serviço e:

  • Se o briefing não for detalhado e claro,
  • Se os conteúdos não forem fornecidos ou contratados,
  • Se o Design e a implementação não forem aprovados em tempo útil

O projecto não vai terminar como e quando previsto.

Uma empresa decide adjudicar a Gestão das suas Campanhas Adwords e não disponibiliza algum tempo, pelo menos mensalmente, para:
  • Monitorizar o impacto das campanhas nas suas vendas,
  • Analisar os indicadores da campanha com o seu Consultor,
  • Reportar ao Consultor o que está a acontecer no seu negócio

As campanhas poderão não estar a ser optimizadas até ao máximo do seu potencial.

Por outro lado, cabe ao Consultor de Marketing Digital responsável pelos projectos motivar proactivamente os seus clientes a disponibilizarem o tempo necessário ao sucesso desses mesmos projectos. Temos de perceber que o dia-a-dia dos nossos clientes é preenchido com inúmeras prioridades, que as suas responsabilidades, na maioria das vezes, ultrapassam largamente os projectos que nos envolvem, e que nos cabe a nós dizermos o que precisamos, quando precisamos e como precisamos do seu envolvimento para que os projectos tenham o sucesso esperado.

Claro que tudo isto é bastante óbvio, quer para clientes, quer para consultores. Mas acredito que todos concordamos que na prática, este é um problema que dificulta o sucesso de muitas das actividades de marketing digital. E quando “actividades” significa “investimento”, vale a pena tomarmos consciência dos possíveis obstáculos, para que os possamos contornar!

Tags: ,

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089