Melhore a sua reputação online usando as redes sociais e conteúdo

Construir uma marca leva tempo e exige recursos e, no mundo conectado de hoje, a reputação de quem trabalhou arduamente para a construir pode ser manchada com apenas algumas teclas. As informações de uma empresa podem tornar-se rapidamente virais, o que é óptimo – se é o tipo de informação que atrai os consumidores. Goste ou não, o que é dito online sobre determinada empresa pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Felizmente, utilizar as redes sociais e conteúdo pode ajudar qualquer empresa a melhorar a sua reputação digital.

reputationmanagement

Utilizar as redes sociais

Os empresários de outrora compreenderam a importância do trabalho em rede. Ir para eventos de networking e participar em almoços não se tornaram exactamente uma coisa do passado, mas se uma empresa não estiver em rede online, é improvável que esteja a obter o tipo de atenção positiva que precisa para se conectar com o seu consumidor.

Assumir o controle

É uma boa ideia reivindicar os perfis das redes sociais da sua marca e monitorizá-los de perto. Ter alguém a roubar a sua marca através de uma plataforma de redes sociais pode causar sérios danos à sua reputação online. Pesquisar o nome da empresa em cada um dos principais sites das redes sociais pode garantir que ninguém está a roubar uma identidade de marca.

Escolha das plataformas

Uma vez que uma empresa tenha o controle sobre seus perfis nas redes sociais, deve escolher as plataformas nas quais deve investir mais tempo. Alguns websites vão ser mais benéficos para uma empresa do que outros, dependendo do tipo de indústria e do seu público. Apesar da alta popularidade, o Facebook não é a única plataforma em que uma empresa precisa de se concentrar. Para manter a reputação, uma empresa pode garantir uma presença no Twitter, LinkedIn, Pinterest, Google+, YouTube, SlideShare e Reddit, cada um deles ligados entre si.

Fique activo

Para manter uma reputação digital saudável, uma empresa deve estar sempre atenta à frequência dos seus posts e, quando apropriado, comentar e responder a comentários de utilizadores. Ao responder rapidamente e profissionalmente aos comentários e solicitações que aparecem em sites das redes sociais, a empresa demonstra a sua preocupação com a opinião dos consumidores. Só porque um comentário é negativo, não significa que ele deva ser suprimido. Responder bem às críticas e partilhar o plano de acção para a melhoria pode realmente ajudar a melhorar a reputação digital, se for feito com cuidado. Dizer obrigado e oferecer um pedido de desculpas sincero quando algo de mau acontece é vital também no mundo digital.

Conteúdo poderoso

Outra forma de melhorar a reputação digital é através do uso estratégico de conteúdos online. Quanto mais conteúdo uma empresa publicar, mais provável é que alguém encontre a informação que a empresa quer que os usuários encontrem, ao invés de materiais prejudiciais à reputação, como comentários negativos. Isso não quer dizer que a empresa deve apenas publicar conteúdo. Quando uma empresa publica conteúdo profissional e, mais importante, relevante, tem a oportunidade de estabelecer-se como um líder de pensamento na sua indústria. Basicamente, fazendo com que o conteúdo certo chegue ao público alvo, uma empresa consegue manter uma reputação digital positiva.
A estratégia de conteúdo digital bem planeada incluirá mecanismos para a publicação regular de artigos no blog, press releases, vídeos e infográficos.

contentandsocial

Sim, o blog vai ser notado

O blog vai atrair a atenção enquanto a empresa estiver seguindo a regra de ouro de marketing de conteúdo: mantê-lo relevante. Publicações regulares no Blog da empresa irão fornecer um fluxo constante de informações sobre a marca que será compartilhado com o público, através de um fórum que geralmente atrai mais atenção do que um Website. Um blog é uma grande ferramenta para construir a reputação, porque reflecte os pensamentos e valores de uma empresa, e deixa o mundo saber o que ela tem para oferecer. Um blog também pode ser usado para optimizar os rankings nos motores de busca.

O perigo do esquecimento

Alimentar um Blog seria muito mais fácil se se pudesse simplesmente publicar conteúdo e seguir em frente. Se uma empresa quer melhorar a sua reputação digital, no entanto, ela tem que fazer mais do que simplesmente publicar: tem que o acompanhar. As secções de comentário de um blog proporcionam uma oportunidade para os consumidores participarem na conversa, mas também podem tomar um rumo negativo se não forem acompanhadas de perto. O anonimato do ambiente digital incentiva a manifestação pública à menor insatisfação. Assim como com os comentários de redes sociais negativos, comentários menos favoráveis num blog podem servir de oportunidade para a empresa responder de uma maneira que se irá reflectir positivamente na sua reputação.

Usando a diversidade

Especialmente quando se está a criar uma reputação digital, publicar conteúdo fora do blog pode ser útil, seja através da publicação de conteúdo e posts em outras fontes confiáveis e/ou da mesma indústria. Quanto maior o seu alcance, mais o conteúdo será lido e compartilhado com os outros, o que só irá melhorar a reputação digital. Vídeos normalmente classificam-se bem no Google e, assim, incluir este meio numa estratégia pode ajudar a impulsionar a reputação online.

O seu público-alvo com conteúdo de qualidade

Não é suficiente que o conteúdo seja bem escrito. Se ele não falar com o público que uma empresa está a tentar alcançar, ele vai fazer pouco para melhorar a reputação online. O conteúdo deve ser original, bem como informativo. Os consumidores de hoje têm curta atenção, então, o conteúdo também deve chamar a atenção de um leitor rapidamente. Incorporar ferramentas que despertem o interesse, como gráficos e vídeos são uma óptima opção. Quando uma empresa entende as necessidades e preferências do seu público-alvo, tem menos probabilidades de receber feedbacks negativos que podem prejudicar a sua reputação online.

Desenvolver uma reputação digital eficiente não é algo que acontece durante a noite, mesmo quando o conteúdo e marketing de redes sociais são tratados como prioridade. Consistência, diversidade e uma abordagem estratégica são componentes necessários para a estratégia online que irá melhorar a reputação digital de uma empresa e mantê-la sólida.

FONTE: http://www.wsiworld.com/blog/id/2863/improve-your-digital-reputation-with-social-media-and-content

Tags: ,

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089