Mas afinal, o perfil é para mim ou para a empresa?

canstockphoto14222452 (2)

Cenário: uma sala de reuniões numa Pousada de Portugal no Alentejo. Mesas redondas com 20 pessoas disponíveis e ávidas para aprender um pouco mais sobre LinkedIn e como poderão utilizar essa plataforma como ferramenta de marketing. Uma tela de projecção, um computador e duas colunas para entrega dos conteúdos preparados para o workshop.

Audiência: metade com responsabilidade comercial e de angariação de negócio para a empresa. Outra metade com responsabilidades mais operacionais e administrativas. Ao todo, 20 profissionais à procura de optimizar o seu perfil LinkedIn e a sua utilização.

Conteúdos: Primeiro um enquadramento – como a internet mudou o processo de educação e informação dos consumidores e compradores. Qual o papel das propriedades web das empresas no processo de decisão dos compradores. E como as propriedades individuais de todos e cada profissional dentro da empresa desempenham um papel relevante em todo este contexto.

De seguida, dicas e recomendações para Optimização do Perfil LinkedIn:

  • Perfil focado na audiência de cada profissional;
  • Nem todos os itens do perfil LinkedIn têm a mesma importância para a sua audiência. Foco nos mais relevantes;
  • Como é que cada profissional se pode apresentar de modo a que a sua audiência valorize o seu perfil;
  • Como é que cada profissional se pode apresentar de modo a valorizar os produtos ou serviços da empresa onde trabalha…

Pergunta: «Mas o perfil LinkedIn não é uma ferramenta pessoal? Devo utiliza-lo para me promover a mim ou promover a empresa?»

Numa acção totalmente orientada para a utilização do LinkedIn enquanto ferramenta de marketing e vendas, onde se dá relevo constante aos problemas e desafios dos compradores da empresa, onde se recomenda que se dê destaque aos atributos pessoais de cada profissional mas também aos atributos dos serviços ou produtos que este comercializa, para que o perfil de cada um seja um fonte de informação relevante para esses mesmos compradores, poderia ter antecipado que esta questão iria surgir.

Para os membros desta audiência com responsabilidade de angariação de negócio para a empresa a mensagem era clara e fazia todo o sentido. Mas para todos aqueles que não têm essas responsabilidade, para todos os que têm uma função operacional ou administrativa, a sua audiência poderá não ser clientes ou potenciais clientes. Além disso, nem todos os bons profissionais são bons empreendedores, e para muitos bons profissionais o importante é relevar as suas competência operacionais (é nisso que são bons) e não tanto aquilo que a empresa faz ou os problemas e desafios que resolve.

Resposta: O perfil LinkedIn é uma propriedade individual e deverá servir em primeiro lugar o profissional. Nada disto é incompatível com a promoção dos produtos ou serviços da empresa onde esse profissional trabalha em cada momento.Cada profissional pode destacar no seu perfil as suas competências, experiência e conhecimentos com os quais ajuda a sua audiência a resolver os seus desafios ou problemas. Quando os produtos ou serviços da empresa são uma mais valia para destacar essa informação, o que acontece normalmente quando a audiência são os seus clientes e potenciais clientes, faça-o. Quando os desafios e problemas da sua audiência não são resolvidos com os produtos ou serviços da sua empresa, mas sim com as suas competências, dê-lhes destaque.

Lição: Num grupo com responsabilidades diversas temos um grupo de profissionais com audiências LinkedIn diferentes. Não basta recomendar a Optimização do Perfil LinkedIn Focado na Sua Audiência, mesmo que o contexto seja Social Selling, Marketing e Vendas. Há que diversificar os exemplos de quem pode ser as audiência de cada um e transmitir inequivocamente a mensagem:

“O perfil LinkedIn é teu e deves usa-lo para teu proveito profissional. Em muitas ocasiões tens muito a ganhar se também promoveres os produtos e serviços da empresa onde hoje trabalhas. A empresa onde hoje trabalhas tem muito a ganhar, sempre e em qualquer circunstância, com o facto de teres um perfil profissional e optimizado para a tua audiência.”

Tags: ,

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089