Antes de exportar há que conhecer os mercados de destino

É avisado conhecer os mercados onde pretende actuar, pelo que antes de grandes investimentos há que fazer o trabalho de casa. O mesmo que já fez em Portugal, só que agora é mais difícil.

Mesmo que o seu destino seja Espanha, começa logo por ser mais longe e um idioma diferente. E a partir daí serão sempre mais longe e (quase) sempre num ou mais idiomas que não o Português. Logo, torna-se mais difícil obter informação sobre hábitos de consumo, canais de distribuição, concorrência, preços de mercado, legislação local, entre outros.

Felizmente que pode contar com diversos apoios para preparar a sua incursão nos mercados estrangeiros onde pretende investir. A informação está mais disponível que nunca.

Analise Competitiva na Internet

Complementarmente a toda a informação que possa ser recolhida offline, hoje existe a possibilidade de recolher bastante informação sobre qualquer mercado em qualquer ponto do mundo sem sair do seu escritório – basta consultar a internet.

Creio que não é possível, ou pelo menos não é recomendável, basear uma qualquer estratégia ou intenção de internacionalização no que é possível recolher na internet. Contudo é possível recolher e tratar muita e boa informação que o irá apoiar no seu processo de conhecimento do (s) mercado (s) de destino e a melhor definir para onde ir e como ir.

Na internet conseguirá recolher informação útil e dispersa como:

  • O que se diz sobre o seu produto / serviço / área de negócio nas redes sociais;
  • Quem são os concorrentes com presença local mais forte na internet;
  • Como estão esses concorrentes a trabalhar o marketing digital para comunicar com os seus potenciais clientes e alimentar a sua relação comercial com eles.

Reunindo a informação possível de recolher num relatório estruturado, organizado e com conclusões relevantes, terá mais uma ferramenta de apoio à sua Estratégia de Internacionalização que será, no mínimo, fundamental para melhor definir a sua Estratégia de Marketing Digital para esse (s) mercado (s).

Na realidade, com a informação recolhida poderá inferir mais informação sobre o mercado em geral, pois genericamente o que se passa na internet reflecte o que se passa offline em termos empresariais. Os concorrentes que tiver de enfrentar online serão, em parte, os mesmos que terá de enfrentar junto do seu público-alvo.

A WSI conta entre o seu leque de serviços na área do Marketing Digital com um Relatório de Análise Competitiva para suportar os empresários e gestores que queiram saber mais sobre os mercados onde actuam ou pretendem actuar. Para ver um exemplo siga este link.

Para saber mais informação sobre este nosso serviço entre em contacto comigo (939 155 089).

Tags:

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089