Desafios das empresas exportadoras em Portugal

Todos os dias saem notícias sobre Exportações, Internacionalização, Incentivos públicos e privados, Portugal 2020 e outros temas relacionados. Todos os dias nos dizem que a solução para Portugal está no aumento das exportações, no crescimento da economia e no papel que as empresas exportadoras têm nesse crescimento.

Não tenho conhecimento da existência de algum inquérito em que se tenha perguntado aos empresários Portugueses se gostariam que a sua empresa fosse uma empresa exportadora, mas arrisco a dizer que a esmagadora maioria gostaria. Quem não gostaria de vender em mais mercados significando isso um crescimento das vendas e dos proveitos?

Outra questão diferente seria perguntar aos mesmos empresários se acham que as suas empresas têm condições para serem empresas exportadoras. Mais uma vez só posso arriscar um resultado, mas o meu palpite vai para que a maioria responderia que não tem condições.

Então porquê? Porque é que um empresário de sucesso que gostaria de crescer pela internacionalização acha que não tem condições para o fazer? Quais são os grandes desafios que o impedem de concretizar a sua ambição? São muitos, e sendo realistas sabemos que nem todas têm efectivamente condições para serem empresas exportadoras.

No documento que irei partilhar no final deste texto faço uma breve reflexão sobre alguns dos desafios com que os nossos empresários e gestores (o leitor e os seus pares) se deparam na hora de pensar na internacionalização. São desafios que, em alguns casos, não terminam quando se é uma empresa exportadora. Esta é lista de desafios, sem critério de ordenação que irei tratar nas páginas do documento criado e partilhado:

  • Conhecimento do (s) mercado (s) de destino
  • Burocracia administrativa
  • Marketing no local de destino
  • Legislação e normas locais
  • Disponibilidade de capital e financiamento
  • Diferenças culturais e de idiomas
  • Logística e transportes
  • Taxas alfandegárias e Taxas de câmbio
  • Capacidade produtiva insuficiente
  • Ausência de estratégia e cultura de internacionalização

Alguns destes desafios têm uma resposta possível no Marketing Digital, a minha área de especialização. Por isso, nuns casos o leitor irá encontrar informação mais detalhada relativa a oportunidades de resolução dos desafios à internacionalização tratados – simplesmente porque sei dar essa resposta. Nos restantes casos, farei apenas recomendações generalistas.

Download: Desafios das Empresas Exportadoras

Preencha o formulário para aceder ao documento completo.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Tags: ,

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089