À procura da formação Social Selling perfeita

WSISocialSellingWorkbookQuando em Janeiro de 2014 iniciei o Social Selling Mastery Course da WSI o meu mundo das vendas abriu-se para uma nova forma de gerar negócio para a minha empresa. O impacto foi tal que tomei a decisão de disponibilizar o saber adquirido numa Formação Social Selling traduzida e adaptada ao mercado Português.

Em Março de 2014 terminei o curso e estava apto a seguir a Social Selling Routine sugerida e começar a optimizar a minha marca online, a aumentar a minha rede de conexões e influência, a posicionar-me como um líder na minha área de negócio partilhando conteúdo relevante para o meu buyer persona e a construir relações profissionais importantes para o sucesso da minha empresa.

Por outro lado, tinha na minha posse os conteúdos utilizados durante o Social Selling Mastery Course da WSI e todo um plano de marketing e vendas para integrar este produto no nosso portefólio local, e assim fiz. Traduzi os conteúdos, adaptei à realidade Portuguesa e voilá, eis a Formação Social Selling perfeita.

À medida que fui utilizando as técnicas e tácticas aprendidas na minha própria actividade comercial fui aprendendo o que resulta melhor no nosso mercado, o que claramente só resulta num mercado como o Americano e o que simplesmente não compensa o tempo investido porque, apesar de serem cool são actividades algo fúteis e pouco relevantes para gerar novo negócio.

Como interessado no assunto, comecei a ler bastante informação sobre o tema e aprender continuamente com outros especialistas e interessados em Social Selling. O que resultou e não resultou com eles; que novas dicas tinham para partilhar com o mundo; quais as novas plataformas e ferramentas disponíveis online que podem ajudar no processo de Social Selling; quais as novas funcionalidades que o LinkedIn nos apresenta; etc.

Rapidamente percebi que a Formação Social Selling perfeita não era assim tão perfeita. Os conteúdos que tinha nas mãos ficavam desactualizados muito rapidamente, e em cada formação dada tornou-se sempre necessário fazer uma revisão e actualização do programa. O próprio LinkedIn, a plataforma base para o sucesso das actividades de Social Selling, mudou bastante nos últimos 18 meses.

Hoje, quando olho para alguns dos slides e das técnicas que ensinava no início tenho a sensação que aquilo parece ser da idade da pedra do Social Selling. E é, só que a idade da pedra neste contexto foi há 18 meses. Nada de novo, em marketing digital 18 meses é muito tempo e muito progresso!

Por isso ainda hoje continuo à procura da Formação de Social Selling perfeita. Todos os dias, todas as semanas, todas as acções de formação que entrego. A WSI World actualizou o programa do WSI Social Selling Mastery Course, o que é uma grande ajuda e me permite disponibilizar no mercado Português um currículo elaborado e testado por alguns dos gurus de Social Selling no mundo. Mas não chega – o nosso mercado é o nosso mercado e as adaptações continuam a ser necessárias.

Por falar nisso, está na hora de partilhar algo útil para o meu buyer persona e trabalhar para alterar o seu status quo e querer saber mais sobre Social Selling. Até já!

Tags:

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089