7 passos para o sucesso de um website

Mais do que um lugar onde os clientes obtêm informações acerca dos seus produtos e serviços, o seu website é o centro da presença digital do seu negócio. No mercado altamente competitivo de hoje, a sua empresa não pode dar-se ao luxo de deixar o website estagnar – ele precisa de ser um componente vivo, respirar e estar em constante evolução com a sua marca.

Pense no seu website como o coração do seu negócio: a batida das suas campanhas de marketing digital é o que estimula os visitantes, e leva, finalmente, o dinheiro, para todas as outras áreas da sua empresa. Muito parecido com o corpo humano, o seu negócio não pode sobreviver sem o seu coração e a sua alma.

Quais são as 7 etapas para o sucesso de um Website?

Descoberta – Perceba o que os seus clientes querem

Lembre-se: seu website não é para si, é para seus clientes. Sim, o seu website representa a sua empresa, e certamente pode projectá-lo e acentuá-lo para combinar com o espírito da sua marca, mas é destinado a ser usado pelos seus clientes, por isso esta ideia deve permanecer na vanguarda do seu propósito.

Antes que possa construir um Website para os seus clientes, necessita de compreender porque é que eles querem usar os seus produtos ou serviços. Criando personas que definem os grupos da sua base de clientes – até o último detalhe – irá percorrer um longo caminho para tornar o seu website o coração saudável e forte que precisa.

Orçamento – Pense em investimento, não em custo

A questão do orçamento é sempre um problema. Um lado quer pagar o mínimo possível e o outro quer cobrar tanto quanto puderem, portanto, é desnecessário dizer: as coisas nem sempre batem certo. No entanto, pagar o mínimo possível para o seu website pode não ser a melhor alternativa. Isso não significa que tem de pagar o website mais caro, mas tenha em mente o quão importante é o serviço que está a comparar – e isso deve ajudar a escolher o intervalo de preço certo. Não pense no custo agora, mas sim no investimento a longo prazo que está a fazer.

Planeamento – Crucial para o seu sucesso

Nós provavelmente já dissemos isto antes mas, apenas porque construiu um site não significa que os visitantes virão. Vamos ficar filosóficos: se construir um website, mas ninguém além de si e dos seus funcionários o visita, será que realmente construiu um website? Não vamos debater a resposta: enquanto está a construir o seu site, também precisa de elaborar um plano de como vai usar o seu website, o que significa saber quais os tipos de campanhas digitais que vão fluir através dele. Irá tentar gerar todo o tráfego orgânico com SEO e conteúdo, ou vai concentrar-se em publicidade paga? Se souber com antecedência o quevai fazer, será capaz de construir um website mais otimizado.

Design e construção

Depois de concluir os três primeiros passos, deve ter na sua posse um plano e um projeto que estará perto de estar pronto para construir. Terá agora de procurar obter alguma contribuição criativa de pessoas que sabem como fazer as coisas parecerem bonitas, mas o processo até este ponto terá sido o seu esboço claro. Se lhe parecer que não tem um plano a seguir, então precisa repetir os passos 1-3 com um pouco mais de entusiasmo!

Testar e Corrigir

Quando chega o momento de lançar o website, o teste de qualidade muitas vezes cai no caminho (geralmente porque o projeto está atrasado). Mas certifique-se de fazer alguns testes básicos ao seu site. Entre os aspetos mais importantes do teste está a funcionalidade de design responsivo, ortografia e gramática de conteúdo estático, verificação de hiperlinks etc. O website deverá ser uma grande experiência para os visitantes.

Actividades pré e pós-lançamento

No momento em que publicar seu site para que as pessoas visitem, ele deve ser totalmente otimizado para SEO e redes sociais, bem como equipado para capturar informações, e o encaminhamento correto é o caminho para a conversão.

Analisar e melhorar

O seu site não é algo que pode publicar e esquecer. Uma vez que seu website está vivo, gera um oceano inteiro de dados facilmente acessíveis. Não precisa de ser uma tarefa diária, mas a cada mês deve olhar para os dados do seu site para ver o seu desempenho. Por exemplo, se houver uma página que pretende que os visitantes leiam que tem um número de tempo-na-página extremamente baixo, então sabe que algo está errado. Deve ajustar a página até que veja os números melhorarem, ou livrar-se dela inteiramente se não o fizerem. Em caso de dúvida, lembre-se de que a renovação constante é sempre o caminho para a frente!

FONTE: https://www.wsiworld.com/blog/7-steps-to-website-success/

Tags: ,

Carlos Venancio

Aproveito este espaço para partilhar o meu conhecimento e opinião sobre as mais diversas áreas do marketing digital, vendas e estratégia empresarial. Obrigado por visitar o Blog e ler os meus artigos.

OUR CORPORATE PARTNERS

partners
Ligue:
+351 939 155 089